Como o cultivo da atenção consciente pode ajudar nas nossas decisões?

Por Áthila Campos

A atenção consciente no momento presente (mindfulness) é uma habilidade inata a todos nós que pode ser cultivada com exercícios, leituras sobre a temática, discussões com pessoas experientes, entre outros meios.

Um passo primordial para o desenvolvimento da atenção plena é termos consciência de como lidamos com as tarefas simples e corriqueiras do nosso dia, como comer, organizar o ambiente de casa e trabalho, tomar banho, escovar os dentes, pôr o lixo para fora de casa, ir ao supermercado, administrar horários.

Pensamos que não são essenciais, mas note que, se não as fizermos, toda a cadeia de ações interrelacionadas é rompida e, por isso, não chegaremos ao objetivo almejado que é, por exemplo, não chegar atrasado ao trabalho, conseguir o emprego dos sonhos, aperfeiçoar o processo de trabalho da minha empresa. A lógica é focarmos no pequeno para gerar algo importante do ponto de vista da utilidade.

Quando percebemos o que fazemos no “piloto automático” nos afazeres sem importância, temos condições de enxergar as emoções, pensamentos e sensações corporais que estão nos bastidores do nosso agir. Quando percebemos no pequeno e trivial, a experiência nos mostra que também percebemos no grande e relevante.

Por exemplo, percebemos que nos sobrecarregamos porque nossas ações são baseadas no medo de errar e de perder, na impaciência em orientar ou liderar uma equipe, na falta de assertividade nas ideias, no envolvimento emotivo nas escolhas e decisões, no adoecimento do corpo, na crença do outro como inimigo.

Conseguimos identificar a fonte do nosso estresse físico e emocional, a tendência em acumular diversos papéis, o agir reativamente e impulsivamente às circunstâncias de que não gostamos.

Essa qualidade de Presença e Foco atencional, continuado e aberto às experiências do momento, que são despertados pela percepção consciente do “Piloto Automático” em conjunto com as práticas meditativas, reverbera positivamente na capacidade de renunciar o que nos prejudica física, mental, emocional e socialmente e nos conectar com nossas reais necessidades refletindo em escolhas conscientes, produtivas e criativas.

Mindfulness é uma forma de nos tornarmos autoconfiantes e sabermos o que realmente nos interessa aqui e neste exato momento.

Gostou deste artigo? Então Compartilhe!
Postagens mais lidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento WhatsApp
Fale Conosco agora.