MINDFULNESS

Livre-se do estresse

Você tem esses problemas:

  • Demora para dormir, dorme mal ou não dorme à noite;
  • Tem falta de concentração;
  • É bastante distraído(a) e com muitas preocupações na cabeça;
  • Fica sobrecarregado(a) com muita coisa a fazer;

 

Se você respondeu SIM a pelo menos uma dessas perguntas, eu posso ajudar a resolver o estresse da sua vida. Todos os problemas que listei acima vêm do estresse. O estresse traz muitas sensações desagradáveis, pois ele é uma resposta natural do corpo e da mente que nos informa que algo não anda bem. Os problemas passam a tomar conta da vida e você fica a maior parte do tempo perdido em pensamentos de como resolvê-los e lutando contra as emoções negativas. De repente, o estresse silencioso e crônico derruba sua saúde. Você adoece de hipertensão, diabetes, insônia, ansiedade, depressão e até câncer.

Um dos motivos que faz não resolver o estresse é porque você não consegue acalmar sua mente e enxergar exatamente o que precisa ser feito para solucionar os problemas. Então, o primeiro passo para eliminar o estresse da sua vida é acalmar a mente agitada e cheia de preocupações.

E, para isso, recomendo fortemente a meditação, uma técnica poderosa, cientificamente comprovada e eficaz para controlar o estresse diário.

Meditar Relaxa

Meditar não é só para monges ou esotéricos. Ela é pra VOCÊ!

A meditação é uma técnica milenar, mas já vem sendo estudada pela ciência há mais de 40 anos para o controle do estresse crônico.

É uma forma simples e poderosa que faz você sair do alerta das preocupações constantes e acessar o relaxamento natural que está a seu dispor.

Eu ensino a meditação mindfulness. Um tipo particular que desenvolve o estado psicológico chamado de Mindfulness ou Atenção Plena.

Você pode aprender a meditar para se livrar do estresse!

VOCÊ NÃO PODE PARAR AS ONDAS, MAS VOCÊ PODE APRENDER A SURFAR.”
(Jon Kabatt-Zinn)

O que é Mindfulness

Você quer saber mais sobre mindfulness? Então está no lugar certo! Mindfulness é um termo que pode significar coisas diferentes de acordo com a situação. Por isso, vou simplificar as coisas para você!

Mindfulness é uma palavra que pode ser: 1. um estado psicológico, 2. um conjunto de meditações e 3. um método passo a passo para reduzir o estresse.

UM ESTADO PSICOLÓGICO

Mindfulness ou atenção plena, em português, é uma capacidade humana inata de estarmos presentes ao que fazemos sem sermos distraídos pelo que acontece à nossa volta.

Com mindfulness, você sai do modo automático para o consciente com muita facilidade.

Quando você faz essa mudança em sua atenção, uma MUDANÇA DE MARCHA, você muda o funcionamento do seu cérebro, e isso tem um impacto muito positivo sobre o estresse.

O mindfulness é uma habilidade poderosa contra o estresse e pode ser aprendida. Não é difícil. O difícil é se lembrar de fazê-lo.

UM CONJUNTO DE MEDITAÇÕES

O treinamento regular das meditações desperta o estado psicológico de mindfulness (atenção plena).

Então, meditação é a ferramenta para alcançar mindfulness. O instrumento pelo qual você fortalece esse estado mental.

Desenvolver mindfulness não significa que você tenha que ficar quieto e de pernas cruzadas sentindo a respiração.

Você pode praticar mindfulness enquanto você está comendo, andando falando, fazendo qualquer coisa. E é muito provável que você encontre uma técnica que combine com sua rotina corrida.

UM MÉTODO PARA REDUÇÃO DO ESTRESSE

Como mindfulness está naturalmente em nós, está sempre disponível quando treinado adequadamente.

E você pode treiná-lo através de um programa de redução do estresse baseado no mindfulness. Desenvolvido pelo Dr. Jon Kabat Zinn, em 1979, na Universidade de Massachusetts, nos E.U.A, o programa é composto por meditações mindfulness que foram estudadas cientificamente por mais de 40 anos.

A ciência mostra que este método modifica o cérebro para estados positivos de funcionamento. Assim, o objetivo do treinamento é termos novas habilidades psicológicas para lidar com o estresse.

E o melhor! Com apenas 8 Semanas, você aprende a se relacionar com o estresse de uma forma mais saudável.

“Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. (Jon Kabat-Zinn)

Exemplos comuns de estar em mindfulness pode ser:

  • Contemplando uma paisagem;
  • Sentir a areia da praia na planta dos pés;
  • Perceber sabores texturas e cores no prato de comida;
  • Levar em conta o ponto de vista do colega de trabalho;
  • Ter boas ideias em momentos ruins.

Benefícios

As pessoas que meditam:
  • Dormem melhor
  • Têm mais concentração e memória;
  • Melhoram a criatividade;
  • Vão ao médico com menos frequência;
  • Saem com mais facilidade das intempéries da vida;
  • Têm mais emoções positivas;
  • São mais felizes.

Mindfulness é uma maneira particular de prestar atenção ao momento presente, usando técnicas de meditação, respiração e yoga. Ajuda-nos a tomar mais consciência dos nossos pensamentos e sentimentos para que, em vez de sermos dominados por eles, nós sejamos mais capazes de gerenciá-los. Praticar Mindfulness pode nos dar mais conhecimento sobre nossas emoções, aumentar nossa atenção e concentração e melhorar nossos relacionamentos. Há consistentes evidências científicas que indicam que Mindfulness auxilia no tratamento do ESTRESSE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO e COMPORTAMENTOS DE DEPENDÊNCIA, bem como um efeito positivo sobre problemas físicos e metabólicos como hipertensão, doença cardíaca e dor crônica.

Entendendo a essência do Mindfulness

Mindfulness (traduzido aproximadamente para o português como “atenção plena”) é o significado do termo pali Sati que significa “recordar-se continuamente do seu objeto de atenção“ (Pali é a língua em que os ensinamentos budistas foram transmitidos, sendo Mindfulness um dos seus conceitos nucleares). Uma descrição de atenção plena é manter a própria consciência viva e focada na realidade presente, tendo como ênfase a necessidade de treinar a mente no sentido de uma maior clareza e percepção. Este conceito, estranho para a maioria dos ocidentais, pode ser compreendido por meio da análise e contemplação de nossas ATIVIDADES diárias. Nos estudos científicos e na prática clínica definimos Mindfulness como “prestar atenção de maneira particular, intencionalmente no momento presente, sem julgamento, com abertura e curiosidade” (Jon Kabat-Zinn).

Exemplos de falta de Mindfulness nas atividades diárias:

1. Correr para realizar qualquer atividade sem estar atento durante a execução;
2. Engolir a comida rapidamente (geralmente excessiva) enquanto assiste à televisão ou conversa, sem estar atento ao processo de comer;
3. Quebrar ou deixar cair coisas, sofrer acidentes ou esquecer-se de alguma atividade que teria que realizar, por descuido ou por estar pensando em outra coisa;
4. Incapacidade de perceber os sentimentos, a tensão física ou desconfortos sutis experimentados a cada dia;
5. Se vê falando sozinho ou, por vezes, continuamente pensando no passado ou no futuro, incapaz de desfrutar o momento presente;
6. Julgar o que nos acontece (como bom ou ruim, agradável ou desagradável) e, secundariamente, manter ou rejeitar a experiência.

falta-de-atencao
“Estar em atenção plena” implica em estar consciente da tarefa que está realizando no momento presente, sem que a mente divague sobre o futuro ou o passado, sem se sentir apegado ou rejeitado. Esta abordagem produz a energia que fará com que as ideias se proponham de maneira clara. Além disso, “ter atenção plena” é uma qualidade que pode ser desenvolvida por meio de um treinamento adequado e se inclui, simultaneamente, em todos os momentos de atenção, gerando inúmeros benefícios que passam despercebidos no dia a dia.
propriedades-mindfull

Particularidades da "Atenção Plena":

1. Não conceitual: é estar desperto, mas não absorto no processo de pensamento;
2. Centrada no presente: não há pensamentos sobre o passado ou o futuro, mas o que nos acontece no presente;
3. Ausência de julgamento: se pensarmos que a nossa experiência pode ser diferente do que é (melhor ou pior, ou seja, comparando) perderemos o estado de mindfulness;
4. Intencional: “estar atento” exige uma intenção contínua para dirigir a atenção para algo que, neste caso, faz-se no presente;
5. Com base na observação participante: não simplesmente para testemunhar, mas inclui uma experiência de profunda compreensão do corpo e da mente;
6. Exploratória: está sempre investigando os níveis mais sutis da percepção;
7. Não verbal: é uma experiência que não pode ser descrita em palavras, porque ocorre antes que elas surjam;
8. Liberadora: cada momento de “atenção plena” (mindfulness) é uma experiência de alegria, ausente de sofrimento.

Mindfulness também é um termo que pode designar:

1. Um traço psicológico: tendência inata de se estar plenamente atento, relacionado a características genéticas e experiências de vida.
2. Um estado mental: estados de plena atenção transitórios, induzidos por vários tipos de atividades. Pode se tornar um traço a longo prazo.
3. Um conceito ou constructo psicológico: uma definição para a qual se desenvolvem metodologias e se permite uma investigação sistematizada em pesquisa científica.
4. Um conjunto de técnicas ou exercícios mentais (“Meditação Mindfulness”).
5. Programas estruturados de treinamento baseados em “Mindfulness” no contexto da SAÚDE, EDUCAÇÃO e CORPORAÇÕES.

“Mindfulness é a simplicidade em si mesmo. Trata-se de parar e estar presente. Isso é tudo”. (Jon Kabat-Zinn)