Olá,
Nossa mente pode ser comparada a um cavalo selvagem!!
Vivenciar um grupo de 8 semanas de redução de estresse baseado em Mindfulness ou uma capacitação / formação nestes protocolos requer que tenhamos uma prática formal e informal para domar esse cavalo.
A prática formal consiste no treino das meditações Mindfulness compostas por: Escaneamento corporal, Atenção Plena na Respiração, Caminhada Meditativa, Movimentos Conscientes e Consciência Amorosa. As tarefas informais são sugeridas a cada semana para clarificar o conceito na rotina estressante diária.
Geralmente, aqueles que nunca tiveram contato com o conceito de Mindfulness ou Atenção Plena, mesmo engajados nas meditações formais, irão começar a compreendê-lo após algumas semanas.
Já aqueles que chegam aos grupos terapêuticos de Mindfulness sem nenhuma compreensão do fenômeno e muitas vezes com descrença nos resultados de algo tão simples, também começam a sentir algo diferente lá pela quarta semana, geralmente operacionalizando o conceito nas atividades diárias.
Há muita resistência para treinar a atenção plena porque nos deparamos com cinco desafios:
1-Inquietude : Mente divagando constantemente.
Quando estamos parados a mente tende a divagar fortemente e os pensamentos chegam com mais força e velocidade. Ficamos tensos pois não estamos conseguindo relaxar!!
2-Aversão: Ideia de não conseguir meditar
“Meditação não é pra mim”, já pensamos na primeira tentativa. Há desconfortos físicos e emocionais que nos induzem a desistir.
3-Sonolência : Tendência a adormecer
O relaxamento é um efeito do exercício meditativo e por isso sofremos para nos manter alertas e acordados.
4-Desejo : Querer atingir um objetivo
A inquietude e a aversão são sintomas de que, mesmo inconscientemente, buscamos chegar em algum ponto ou estado em particular praticando a meditação.
5-Dúvidas : não saber se está fazendo a meditação corretamente
Nossa mente (cavalo selvagem) irá usar essas táticas para nos desviar do caminho!!
Porém, Não há maneira certa ou errada de se meditar. Esses questionamentos são esclarecidos com o próprio grupo, com o instrutor e, principalmente, com o tempo de persistência e continuidade na vivência.
Se você reconhece essas dificuldades em sua prática de Mindfulness, parabéns você está no caminho certo!!
São obstáculos transitórios que medem nosso grau de comprometimento e afinco em descobrir a dinâmica do nosso mundo interno.
Na próxima postagem, apresentarei algumas estratégias para lidar com estes obstáculos que fazem tanta gente crer que
“Ah! Meditação…Eu tentei, mas não consigo!”
e deixar o cavalo selvagem solto por aí!!
Até lá!!