[Semana 04 ] – Ir além dos rumores : não acredite em seus pensamentos.

Olá, tudo bem?

Na Semana 03 aprendemos a :

  • perceber nossos limites físicos e psicológicos;
  • como sermos 50% mais criativos, ativando nosso sistema cognitivo de aproximação ou resolução.

No treinamento da Semana 04, aprofundaremos cada vez mais o conceito de mindfulness apresentado por Jon Kabatt-Zinn, agora debruçando-nos na ideia de não-julgar e abrir-se ao que acontece.

“Prestar atenção de uma forma particular : intencionalmente no momento presente, sem julgamento e com atitude de abertura, curiosidade e aceitação.” 

O objetivo principal desta semana é observar a transitoriedade das nossas experiências mentais, emocionais e físicas e como as mesmas se interconectam para induzir um comportamento ou ação no mundo.

Mas vamos entender isso melhor …

Podemos nos relacionar de três formas principais com um pensamento (que chamaremos objeto mental ) ou um objeto físico : apego – aversão – aceitação.

Vamos tomar o exemplo bem simples da compra de um automóvel modelo X ( um objeto físico ) :

(1) posso adorar esse e vê-lo como única possibilidade de compra (apego );

(2) posso não gostar de suas características e não querer adquiri-lo ( aversão );

(3) posso estar atento às suas vantagens e desvantagens e olhar para aquele modelo de uma nova forma, atentando para a relação entre suas características e minhas necessidades ( aceitação ).

No terceiro momento ( aceitação ), essa compra será mais consciente e , provavelmente, potencializa nosso bem estar.

Levando esse raciocínio a um objeto ou evento mental, como ” pensar em ir ao supermercado ” .

(1) posso achar que é muito importante, e enquanto não ir ao supermercado aquele pensamento não sai da cabeça (apego);

(2) posso estar com preguiça e procrastinar o máximo possível a ida ao supermercado ( evitação );

(3) posso encontrar outras soluções : pedir a outra pessoas para ir, comprar apenas o necessário, me programar a ir em determinado horário ( aceitação ou explorar possibilidades).

Muitas vezes não percebemos o apego ou a procrastinação a um problema e REAGIMOS inconscientemente ao fato.

A reatividade gera conflitos

Apegar-se e Procrastinar têm relação com o sistema cognitivo Evitativo e são interpretações da realidade que contém as sementes do sofrimento mental ou físico.

Quando olhamos em possibilidades ao mesmo fato, RESPONDEMOS  adequadamente ao que a situação nos pede, respeitando nossas limitações, e atingindo nossos objetivos com facilidade.

A responsividade é criativa.

Ao contrário, não julgar a situação e olhá-la em possibilidades têm relação com o sistema cognitivo Resolutivo  e contém a semente do bem estar prolongado.

Comparar o fluxo de pensamentos com a paisagem sonora

Nesta semana, começaremos a nos familiarizar com a ideia da efemeridade dos eventos mentais e físicos: pensamentos, emoções e sensações corporais.

Para facilitar esta descoberta, vamos trabalhar com os sons. São mais concretos do que os pensamentos e nos dão uma referência confiável da técnica que estamos desenvolvendo : ver a transitoriedade dos eventos mentais e deixar de nos apegar a eles (  decentering ou decentramento).

Vamos praticar a meditação de sons e pensamentos!

Clique Aqui e Veja a Prática da Semana

Esta semana, vamos praticar :

  • Meditação da Respiração e Corpo ( 8 minutos ), seguida por,
  • Meditação de Sons e Pensamentos .

Esta sequência, duas vezes aos dia.

O Modelo ABC: Vamos prestar atenção como interpretamos as situações ?

A interpretação correta depende do quão nossa mente está atenta e relaxada ao contexto presente.

Por isso a importância da estabilidade da atenção e concentração ao Aqui-Agora.

Podemos resumir o Modelo ABC da seguinte forma :

A ação no mundo depende de sua interpretação. Em resumo,

  • utilizamos os sons para observar a impermanência dos fenômenos;
  • RESPONDER aos problemas ao invés de REAGIR a eles nos torna mais criativos;
  • a ação no mundo depende de nossa interpretação: explorar as possibilidades.

Abraços e até a Semana 05!

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