[ Semana 03 ] – O rato no labirinto : como ele pode aumentar sua criatividade.

Olá , tudo bem?

Dando continuidade ao programa, vamos discutir neste post as ideias centrais da Semana 03 e suas práticas específicas.

Relembrando a Semana 02, os objetivos principais foram :

  • desenvolver autoconsciência corporal;
  • registrar reações impulsivas quando encontramos algo desagradável no nosso corpo – reconhecendo o piloto automático .

Isso faz parte do processo de estabilização da nossa concentração e atenção, uma vez que acolhemos as atividades da Mente Associativa ou Pensante e nos familiarizamos com a Mente Contemplativa ou Perceptiva.

Exercitamos isso toda vez que intencionalmente preferimos sentir o estímulo corporal a  pensar sobre ele.

Veja essa distinção no exercício da Sola dos Pés.

Em um estudo com participantes de história de violência, essa simples técnica foi utilizada para desviar a atenção em momentos de agressividade para a sola dos pés, resultando em diminuição da agressão física e verbal.

“A felicidade emocional não resiste às definições, mas quando sentidas são bastante reais” Dan Gilbert

Nesta fase, um obstáculo…

Neste momento, surge a interpretação equivocada de que vamos deixar de pensar, ou seja, de ouvir o nosso conhecido diálogo interior.

Penso comigo mesmo: “Como não consigo parar de pensar, estou fazendo tudo errado: meditar não é pra mim mesmo!”  Atenção: você foi pego por uma armadilha da mente pensante e isso pode se tornar um fator de desmotivação.

Para que isso não aconteça, podemos escolher outra forma de praticar a atenção plena : movimentar-se em plena atenção.

Movimente-se e Respire conscientemente

Na semana 03, vamos nos relacionar com as  sensações físicas ao se movimentar, explorar nossos limites e limitações e desenvolver a atitude de aceitação, curiosidade e abertura através dos movimentos conscientes.

No movimento consciente, o objeto de atenção é o alongamento em si ou o efeito posterior do mesmo numa região específica ou em diversas partes do corpo, sinalizando uma integração.

Vamos  trabalhar a atitude de abertura e curiosidade ao momento presente : aceite intencionalmente o desconforto ou as limitações, e observe as sensações que surgem pelo que são, sem ignorá-las e , ao mesmo tempo, notando a tendência em julgar, controlar e pensar sobre.

Estranho né? Mas vamos Praticar

Primeiro, vamos praticar a meditação do movimento atento. Podemos usar este exercício como alongamento para uma caminhada em plena atenção.

Clique Aqui e Veja a Prática da Semana

Agora, vamos reforçar a atenção e a concentração? Aqui está um excelente exercício que complementa a prática anterior, chamado Meditação da Respiração e do Corpo.

Clique Aqui e Veja a Prática da Semana

Então, pratique Movimento Atento ( 8 minutos ), seguida da Respiração e Corpo ( 8 minutos ), durante 6 dias.

O que o Rato tem a ver com aumentar sua criatividade em até 50%?

Você deve estar se perguntando porque esta semana se chama o rato no labirinto.

Pois é ! Vem de um experimento famoso que nos mostra que a inflexibilidade mental e a negatividade frente aos problemas da vida  prejudicam nossa criatividade, enquanto que um ambiente descontraído, divertido e favorável a novas experiências pode aumentá-la em 50%. Clique e veja a ilustração do experimento!

“Devemos construir em nosso dia a dia uma relação leve e salutar com os desafios da vida para que aflore a criatividade resolutiva”

 Uma prática simples e energizante!

A terceira prática da Semana 03 convida nossa atenção a explorar rapidamente: 1. experiência interna (pensamentos, emoções, sensações); 2. foco na respiração; 3. consciência do ambiente.

Clique Aqui e Veja a Prática da Semana

Além das duas meditações acima, pratique o Espaço de Respiração de Três Minutos, 2 vezes ao dia.

Em resumo, a Semana 03 nos desperta a:

  • percebermos nossos limites e limitações;
  • sermos generosos com nossos desconfortos corporais, mentais e emocionais;
  • sermos mais resolutivos e  50 % mais criativos .

Até a próxima!

Abraços

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