Olá , tudo bem?
Dando continuidade ao programa, vamos discutir neste post as ideias centrais da Semana 03 e suas práticas específicas.
Relembrando a Semana 02, os objetivos principais foram :
- desenvolver autoconsciência corporal;
- registrar reações impulsivas quando encontramos algo desagradável no nosso corpo – reconhecendo o piloto automático .
Isso faz parte do processo de estabilização da nossa concentração e atenção, uma vez que acolhemos as atividades da Mente Associativa ou Pensante e nos familiarizamos com a Mente Contemplativa ou Perceptiva.
Exercitamos isso toda vez que intencionalmente preferimos sentir o estímulo corporal a pensar sobre ele.
Veja essa distinção no exercício da Sola dos Pés.
Em um estudo com participantes de história de violência, essa simples técnica foi utilizada para desviar a atenção em momentos de agressividade para a sola dos pés, resultando em diminuição da agressão física e verbal.
“A felicidade emocional não resiste às definições, mas quando sentidas são bastante reais” Dan Gilbert
Nesta fase, um obstáculo…
Neste momento, surge a interpretação equivocada de que vamos deixar de pensar, ou seja, de ouvir o nosso conhecido diálogo interior.
Penso comigo mesmo: “Como não consigo parar de pensar, estou fazendo tudo errado: meditar não é pra mim mesmo!” Atenção: você foi pego por uma armadilha da mente pensante e isso pode se tornar um fator de desmotivação.
Para que isso não aconteça, podemos escolher outra forma de praticar a atenção plena : movimentar-se em plena atenção.
Movimente-se e Respire conscientemente
Na semana 03, vamos nos relacionar com as sensações físicas ao se movimentar, explorar nossos limites e limitações e desenvolver a atitude de aceitação, curiosidade e abertura através dos movimentos conscientes.
No movimento consciente, o objeto de atenção é o alongamento em si ou o efeito posterior do mesmo numa região específica ou em diversas partes do corpo, sinalizando uma integração.
Vamos trabalhar a atitude de abertura e curiosidade ao momento presente : aceite intencionalmente o desconforto ou as limitações, e observe as sensações que surgem pelo que são, sem ignorá-las e , ao mesmo tempo, notando a tendência em julgar, controlar e pensar sobre.
Estranho né? Mas vamos Praticar
Primeiro, vamos praticar a meditação do movimento atento. Podemos usar este exercício como alongamento para uma caminhada em plena atenção.
Agora, vamos reforçar a atenção e a concentração? Aqui está um excelente exercício que complementa a prática anterior, chamado Meditação da Respiração e do Corpo.
Então, pratique Movimento Atento ( 8 minutos ), seguida da Respiração e Corpo ( 8 minutos ), durante 6 dias.
O que o Rato tem a ver com aumentar sua criatividade em até 50%?
Você deve estar se perguntando porque esta semana se chama o rato no labirinto.
Pois é ! Vem de um experimento famoso que nos mostra que a inflexibilidade mental e a negatividade frente aos problemas da vida prejudicam nossa criatividade, enquanto que um ambiente descontraído, divertido e favorável a novas experiências pode aumentá-la em 50%. Clique e veja a ilustração do experimento!
“Devemos construir em nosso dia a dia uma relação leve e salutar com os desafios da vida para que aflore a criatividade resolutiva”
Uma prática simples e energizante!
A terceira prática da Semana 03 convida nossa atenção a explorar rapidamente: 1. experiência interna (pensamentos, emoções, sensações); 2. foco na respiração; 3. consciência do ambiente.
Além das duas meditações acima, pratique o Espaço de Respiração de Três Minutos, 2 vezes ao dia.
Em resumo, a Semana 03 nos desperta a:
- percebermos nossos limites e limitações;
- sermos generosos com nossos desconfortos corporais, mentais e emocionais;
- sermos mais resolutivos e 50 % mais criativos .
Até a próxima!
Abraços