18 de agosto de 2018
[TEORIA] O que é Mindfulness e o que ele pode fazer por você

Imagem | pexels.com

 

por Centro Cearense de Mindfulness

 


 

Poucas coisas afetam nossas vidas mais que a nossa faculdade da atenção.

[…]

E, para muitos de nós, nossa atenção está comprometida na maioria das vezes.

( A Revolução da Atenção – B.Alan Wallace)

 


 

Olá, tudo bem?

 

Você é uma pessoa desatenta?

 

Por exemplo, consegue sentir o seu corpo por alguns instantes sem ficar inquieto?

 

Se você é um desatento crônico, consegue ficar com a atenção no corpo por no máximo 7 segundos…

 

menos que um peixinho de aquário que fica observando algo por 8 segundos!

 

Outra pergunta:

 

Você sabe o que acontece quando estamos desatentos?

 

A desatenção crônica habitual nos faz andar sempre em piloto automático: realizar uma atividade sem saber o motivo, comer apressadamente, não saber onde colocou as chaves do carro e esquecer o que acabou de ler.

 

Passamos a ruminar excessivamente os problemas, a não perceber nossos sentimentos e a nos comunicar de forma apressada e truncada.

 

O estresse chega com facilidade e com ele prejuízos para a saúde mental e a incapacidade para o trabalho!

 

Cada vez mais pessoas buscam mindfulness para reduzir o estresse…

 

Neste post, vamos saber um pouco sobre:

 

  • O que é mindfulness;
  • As características de mindfulness;
  • Mindfulness como prática;
  • Mindfulness como saúde.

 


 

Mas finalmente, o que é mindfulness?

 

Mindfulness ou atenção plena é um estado ou característica da mente que permite focar a atenção no momento presente de forma intencional, com curiosidade e interesse.

 

A definição clássica que utilizamos em todos os programas que oferecemos no Centro Cearense de Mindfulness é a seguinte:

 

“Prestar atenção de uma forma particular: intencionalmente no momento presente, sem julgamento e com atitude de abertura, aceitação e curiosidade” (Jon Kabat-Zinn).

 

Mindfulness é uma capacidade inerente a qualquer ser humano, independentemente da raça, credo, gênero, religião. É um direito inato à toda humanidade!

 

Quando você cultiva esse estado mental, você pode se tornar mais consciente de seus pensamentos, emoções e sensações físicas enquanto eles estão acontecendo, sem ser arrastado por eles.

 

Algumas pessoas descrevem o mindfulness como um estilo de vida.

 

Vivendo uma vida verdadeiramente viva, você deixa de operar no piloto automático e de preocupar-se com o futuro ou reviver o passado.

 

Estamos cientes e temos clareza sobre o que está acontecendo AGORA que nos causa problemas.

 

Desta forma, podemos fazer escolhas conscientes e resolver as dificuldades rapidamente, o que aumenta a probabilidade de um amanhã mais feliz e com menos estresse.

 


 

Dois componentes básicos de mindfulness

 

“Estar em atenção plena implica em estar consciente da tarefa que está realizando no momento presente, sem que a mente divague sobre o futuro ou o passado, sem se sentir apegado ou rejeitado.

 

Se olharmos mais de perto, esse modo específico de prestar atenção apresenta dois componentes fundamentais:

 

autorregulação da atenção:

 

permite ter uma qualidade de atenção ao que está fazendo agora. Em vez de agitada, sua mente passa a ficar focada;

 


orientação aberta à experiência:

 

significa que você compreende que suas ações refletem suas sensações físicas, seus pensamentos e suas emoções. Você fica curioso e aberto a esses aspectos da experiência, usando essas informações para compor novo comportamento.

 



Mindfulness é …

“Criar intimidade com a experiência.”

(Vidyamala Burch)

 


 

Mindfulness como uma prática

 

Mindfulness também se refere ao cultivo dessa capacidade básica por meio de métodos, incluindo meditação, movimento consciente, alimentação consciente e outros.

 

Chamamos isso de “prática de mindfulness” para distingui-la da habilidade básica.

 

Treinamento de conscientização é o treinamento do cérebro. Praticando, você começa a perceber quando sua mente vagou, pode deixar as distrações mais facilmente, e você pode voltar a focar no que é importante no momento.

 

Em suma, você se torna mais apto mental e emocionalmente.

 

Mindfulness pode ser encarado como um treinamento mental ou uma “musculação do cérebro”. Por isso, podemos fazer uma analogia com a atividade física quando estamos falando sobre o assunto.

 

Assim como a atividade física, você precisa praticar regularmente se quer alcançar  bem-estar e reduzir estresse.

 

Como diz Jon Kabat-Zinn:

“ A realização da meditação não está no fato do quanto sua mente deixa de vaguear, mas sim do quanto você está disposto a começar novamente.”

 


 

Mindfulness na saúde

 

A prática de mindfulness sistematizada e estruturada em etapas caracteriza o programa de redução de estresse. Neste contexto, você desperta habilidades que promovem maior saúde física e mental como:

 

  • acalmar e relaxar o corpo e a mente;
  • lidar com pensamentos aflitivos e agitados;
  • controlar emoções difíceis;
  • se comunicar efetivamente com o outro.

 

Mindfulness tem uma perspectiva de saúde pública em oposição a uma abordagem popular de autoajuda.

 

Como modelo de cuidado, a proposta é pensar na saúde geral e no bem-estar das comunidades, e não simplesmente ajudar uma pessoa em particular através de fórmulas prontas.

 


 

“Viver no momento, perceber o que está acontecendo e escolher a forma de responder às experiências, em vez de ser impelido pelas razões habituais”  (Vidyamala Burch)

 


 

Em resumo

 

  • Mindfulness é uma capacidade inata de cada um de nós que nos faz relaxar diante do estresse diário;

 

  • A prática de mindfulness é o cultivo dessa capacidade;

 

  • Mindfulness pode ser entendido como um conjunto de técnicas sistematizadas e estruturadas em um programa para dar saúde e bem-estar a indivíduos e comunidades.

 


 

Referências

 

Burch, Vidyamala. Viva bem com a dor e a  doença : o método da Atenção Plena – São Paulo, Summus, 2011.

García-Campayo, J.; Demarzo, Marcelo. Manual Prático de Mindfulness – Aceitação e Compaixão – Palas Athena, 2015

 


 

E aí…

 

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Até o próximo encontro!

 


 

 

 

 

 
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