30 de março de 2019
Sintonize a atenção plena ao longo do dia!
Pexels

“A verdadeira prática da meditação é como vivemos nossas vidas de momento a momento.” (Jon Kabat-Zinn)

Os princípios da prática da atenção plena são claros e diretos.

A atenção plena nos ajuda a colocar algum espaço entre nós e nossas reações, quebrando nossas respostas condicionadas.

Você pode se sintonizar com o modo mindful ou consciente a qualquer momento do dia.

Para isso, basta ter em mente os passos abaixo:

1.Reserve algum tempo. Você não precisa de uma almofada ou banco de meditação ou de qualquer tipo de equipamento especial para acessar suas habilidades de mindfulness – mas precisa reservar algum tempo e espaço.

2. Observe o momento presente como é. O objetivo da atenção plena não é aquietar a mente, nem tentar alcançar um estado de calma eterna. O objetivo é simples: prestar atenção ao momento presente, sem julgamento. Mais fácil falar do que fazer, nós sabemos.

3.Deixe seus julgamentos passarem. Quando notamos que os julgamentos surgem, podemos fazer uma anotação mental deles e deixá-los passar.

4.Volte a observar o momento presente como está. Nossas mentes frequentemente se deixam levar pelo pensamento. É por isso que a atenção plena é a prática de retornar, de novo e de novo, ao momento presente.

5.Seja gentil com sua mente errante. Não se julgue por quaisquer pensamentos que surgirem, apenas pratique reconhecendo quando sua mente se afastou e, gentilmente, traga-a de volta.

Essa é a prática fundamental. Esses passos podem ser adaptados a qualquer exercício de mindfulness, tanto formais quanto informais.

Com o tempo, sua criatividade é aguçada e você adapta esses fundamentos a qualquer situação.

E novamente …

SIM, é muito simples, mas não é necessariamente fácil.

O trabalho é apenas continuar fazendo isso, e os resultados surgem naturalmente.

Se apenas seguirmos esses passos em diferentes momentos do dia, logo apreendemos o sentido real de estarmos vivos e presentes ao que estamos fazendo momento a momento.

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